Vidas Restauradas e Transformadas

31 de agosto de 2015

Sente-se só?



Os meus olhos estão continuamente no Senhor, pois ele tirará os meus pés da rede.
Olha para mim, e tem piedade de mim, porque estou solitário e aflito.
(Salmos 25:15,16)
Cantai a Deus, cantai louvores ao seu nome; louvai aquele que vai montado sobre os céus, pois o seu nome é Senhor, e exultai diante dele.
Pai de órfãos e juiz de viúvas é Deus, no seu lugar santo.
Deus faz que o solitário viva em família; liberta aqueles que estão presos em grilhões; mas os rebeldes habitam em terra seca.
(Salmos 68:4-6)
E dirás no teu coração: Quem me gerou estes? Pois eu estava desfilhada e solitária; entrara em cativeiro, e me retirara; quem, pois, me criou estes? Eis que eu fui deixada sozinha; e estes onde estavam?
Assim diz o Senhor DEUS: Eis que levantarei a minha mão para os gentios, e ante os povos arvorarei a minha bandeira; então trarão os teus filhos nos braços, e as tuas filhas serão levadas sobre os ombros.
E os reis serão os teus aios, e as suas rainhas as tuas amas; diante de ti se inclinarão com o rosto em terra, e lamberão o pó dos teus pés; e saberás que eu sou o Senhor, que os que confiam em mim não serão confundidos.
(Isaías 49:21-23)

A solidão é uma das coisas que mais assustam o ser humano. Crianças têm medo de ficar sozinhas e choram se os pais saem do quarto. Ao se tornarem adultas, isso não muda muito. A solidão dói. Cadê vez mais, as pessoas se envolvem em atividades apenas para não se sentirem sozinhas. O medo de estar só pode levar alguém a relacionamentos prejudiciais, nos quais as pessoas se toleram apenas para não ficarem sozinhas
No entanto, é preciso distinguir solidão de solitude-isolamento voluntario quando o individuo busca estar em paz. Jesus, por exemplo, tinhas necessidade de ficar sozinho de vez em quando procurava lugares desertos para orar  E, despedida a multidão, subiu ao monte para orar, à parte. E, chegada já a tarde, estava ali só. “(Mateus 14.23)
Nós também podemos apreciar esses momentos de isolamento tão favoráveis ao descanso e à reflexão.
A solidão, porem, distingue-se por um vazio existencial ordinário da falta de relações significativas com as pessoas que amamos.
Há alguns anos, uma famosa a triz de Hollywood cometeu suicídio. A noticia foi um choque para todos. Ninguém conseguia entender por que ela fizera aquilo. Era bonita, jovem, rica e famosa. Possuía milhares de fãs e centenas de homens ajoelhados aos seus pés. Aonde quer que fosse uma multidão de admiradores se formava ao seu redor. Estava no auge do sucesso. No entanto um bilhete que ela rabiscara pouco antes de suicidar-se ajudou a esclarecer mistério:
“É insuportável viver sozinha.”

Todos precisam de relacionamentos íntimos e afetuosos para conservar a saúde emocional. Quando nos sentimos isolados, ignorados e incompreendidos, a solidão nos ataca mesmo que estejamos rodeados e pessoas. Assim, muito da nossa alegria se dissipa. Para sermos seres humanos plenos, necessitamos uns dos outros.
Para sairmos da solidão, porem temos de abrir mão dos outros! As pessoas não existem para nos satisfazer nem para tornar nossa vida mais agradável. Cada um existe para si mesmo, não para completar ninguém. A solidão acaba quando reconhecemos isso e procuramos estabelecer contato, pra dar e receber, para viver e deixar viver, de uma maneira desinteressada, profunda e sincera.

Se você se sente só, é porque ergueu muros em vez de pontes.


Texto retirado do Livro: Está escrito... JB Pasqualini 

Nenhum comentário: