Vidas Restauradas e Transformadas

1 de junho de 2015

Perseverando em Buscar Ajuda de Deus




(Mt. 7:7-14)


I – INTRODUÇÃO
A. Jesus direcionou a busca pelo estilo de vida do Sermão no Monte (Mt. 5-7) no contexto de relacionarmos com pessoas com valores diferentes e que nos causam problemas (Mt. 7:1-20). Nosso desafio é buscar primeiro o reino (Mt. 6:33) ou amar a Deus com todo nosso coração mesmo quando somos tentados a criticar outros (Mt. 7:1-5) ou quando somo criticados (Mt. 7:6).
B. Esta passagem aplica a busca pela ajuda do Senhor em duas situações: manter um estilo de vida do reino no contexto de responder e solucionar tensões nos relacionamentos. Em outras palavras, precisamos responder da forma correta às pessoas que nos incomodam e às pessoas que são incomodadas por nós.
C. Jesus nos chama a orar pela ajuda de Deus com perseverança e confiança (Mt. 7:7-12). Oração é um grande privilégio com o qual nós conseguimos uma audiência com Sua Majestade nos céus. Entretanto, nós negligenciamos esse privilégio.
D. Não devemos confiar em nossas forças naturais, mas buscar continuamente Deus por Sua graça que sustenta (Mt. 7:7-8). A busca para amar Jesus de todo coração exige pedir, buscar e bater de forma persistente em nossa busca por um maior avivamento.
1. Pedir pela intervenção sobrenatural de Deus em nós e naqueles com quem estamos sob tensão.
2. Buscar pela sabedoria de Deus em como andar nas 8 Bem-aventuranças e solucionar as tensões.
3. Bater para vencer os obstáculos (portas fechadas) que retém nosso crescimento e/ou reconciliação.
E. O relacionamento permanente com Deus (Jo. 15:5) é a chave para o avivamento. Ao ver nossa fraqueza, nós oramos com perseverança pela ajuda de Deus e mantemos nosso diálogo com Ele.
F. Ser pobre de espírito (Mt. 5:3) é reconhecer nossa falta de habilidade para caminhar nos valores do reino e resolver os problemas de relacionamentos com nossa força natural.
G. Sempre existe uma medida maior da graça para experimentarmos – graça que renova, que ilumina, que fortalece, etc. (Tg. 4:6; Hb. 4:16).
H. O Pai usa a oração para nos levar a um relacionamento mais profundo com Ele e produzir em nós gratidão, humildade e amor.
I. Nós pedimos a Deus para revelar nossas deficiências nos relacionamentos. Antes de irmos a um irmão ou irmã, pedimos ao Senhor para nos mostrar onde contribuímos para ferir o relacionamento.
II – BUSCANDO DEUS COM PERSEVERANÇA (Mt. 7:7-8)
A. Precisamos perseverar e saber que seremos respondidos no tempo e maneira de Deus. Jesus nos diz para pedir e continuar pedindo, buscar e continuar buscando, e bater e continuar batendo. Deve ser uma atitude contínua.
B. Nos esforçamos pouco em buscar a Deus quando é por algo que valorizamos poucos. Mas quando a recompensa é grande, nós buscamos como se fosse um tesouro escondido (Jr. 29:13; Pv. 2:4-5).
C. Paulo nos chama a orar com toda perseverança (Ef. 6:18). Ele nos exorta a “lutar” (Rm. 15:30), “esforçar” (Cl. 4:12) e “combater” (Ef. 6:12) em oração.
III – BUSCANDO DEUS COM CONFIANÇA (Mt. 7:9-11)
A. Como filhos, nós pedimos ao nosso Pai com confiança em Sua bondade. Nossa visão de Deus é muito importante. Ele não está relutante, mas é nosso Pai celeste que dá bons presentes em resposta à oração.
B. Os pais humanos são maus e egoístas se comparados aos padrões do amor perfeito de Deus.
IV – ENTRAR NA PORTA ESTREITA (Mt. 7:13-14)
A. Aqueles que professam serem crentes, buscam Jesus de dois caminhos bem diferentes. Alguns escolhem o caminho largo, outros o caminho estreito. Nós somos fortalecidos a entrar pela porta estreito ao, constantemente, pedirmos, buscarmos e batermos para experimentarmos mais da ajuda de Deus.
B. O caminho estreito é difícil para nossa carne pois exige auto-negação (Mt. 16:24).
C. Jesus nos exortou a lutar, ou nos esforçamos, para entrar pela porta estreita da obediência. Nós não lutamos para ganhar perdão, mas para nos posicionar para receber maior avivamento em nosso coração (Lc. 13:24).
D. Lutar tem dois significados diferentes no Novo Testamento. Nós não lutamos para ganhar o amor de Deus. Entretanto, nós precisamos lutar no sentido de nos esforçarmos em nosso relacionamento com Deus. Lutar, neste sentido, é uma expressão de amor. Se não lutamos desta forma, nos esforçando em nosso relacionamento, então não estamos amando Deus com todo nosso coração e força.
E. Luta errada: Nunca devemos lutar para receber amor de Deus (aceitação ou perdão). Isto foi dado de forma gratuita pelo trabalho de Jesus na cruz. Lutar para ganhar o amor de Deus nega as verdades fundamentais do Evangelho. Também é errado lutar no sentido de buscar estabelecer nossa agenda ou pressionar as pessoas para respondam ao nosso ministério ou ideias.
F. Luta bíblica: Jesus nos chama para exercer grande esforço para caminhar no caminho estreito. Nós lutamos para obedecer a Deus (Lc. 13:24; At. 24:16; Hb. 12:4) em nosso ministério (Cl. 1:29), em oração (Rm. 15:30) e ao sermos diligentes para descansarmos em Deus (Hb. 4:11), disciplinado nosso corpo (1 Cor. 9:27) e buscando a Deus (Fil. 3:12-15).
G. Como crentes, precisamos ser diligentes em renovar nossa mente para podermos descansar em Deus, e não abraçarmos o legalismo e comprometimentos.


Nenhum comentário: