Vidas Restauradas e Transformadas

2 de março de 2015

Fazer a vontade de Deus





“Paulo, apóstolo de Cristo Jesus pela vontade de Deus, aos santos e fiéis em Cristo Jesus que estão em Éfeso:” (Efésios 1.1)
Desde muito jovem me inquietei com a questão da “vontade de Deus para minha vida”. Aprendi com muitos cristãos que Deus tinha uma vontade para cada área de minha vida: minha profissão, meu casamento, o que iria comprar, se iria viajar… mas me ensinaram de um jeito que eu quase adoeci para a vida, tornando-me incapaz de tomar decisões, de fazer coisas pelo exercício de minha vontade. Experimentei grande dificuldade em ser uma pessoa com autonomia, como creio que Deus me criou para ser. Não fosse a misericórdia de Deus e o encontro com cristãos mais saudáveis, teria me complicado.
Tenho descoberto que a vida de fé em Deus é a experiência mais libertadora que existe e mais afirmadora de minha identidade. É uma pena que alguns (ou muitos) cristãos compliquem mais que ajudem na experiência com a vontade de Deus. É uma pena que nossa religiosidade tantas vezes fale de um deus que criamos, e não do Deus que nos criou. Tenho aprendido que Deus não quer tomar decisões por mim e nem por você, e nem pretende dizer o que faremos em cada área de nossa vida. O que Ele quer é nos envolver com Sua presença e amor, capacitando-nos para decidir e fazer escolhas certas, da maneira certa e pela razão certa. Ele é honrado por nossa autonomia exercida em harmonia com Sua soberania. Não se trata de “fazer”, mas de “viver” a vontade de Deus.
Viver a vontade de Deus tem a ver com o que fazemos, mas esta é a parte mais superficial da questão. As contingências dessa vida podem impedir muitos de encontrarem-se com o que deveriam fazer com seus talentos e dons. O pecado complicou demais a nossa vida! Mas a vontade de Deus diz respeito também a “como fazemos” o que fazemos e “porque fazemos” o que fazemos, de modo que todos podem viver a vontade de Deus. E há uma marca na vida dos que vivem a vontade de Deus: amor. Amor a Deus sobre tudo e ao outro como a si mesmo. Só os que vivem a vontade de Deus podem fazer a vontade de Deus.


Texto : http://www.ibpc.org.br

Nenhum comentário: