Vidas Restauradas e Transformadas

15 de fevereiro de 2015

Enquanto o Milagre Não Vem




"E ordenou Jesus que os seus discípulos entrassem no barco, e fossem adiante para o outro lado, enquanto despedia a multidão. E, despedida a multidão, subiu ao monte para orar, à parte. E, chegada já a tarde, estava ali só. E o barco estava já no meio do mar, açoitado pelas ondas; porque o vento era contrário"-Mateus14:22-24

Às vezes clamamos e Deus vem imediatamente em nosso socorro. Outras vezes não. Às vezes recebemos uma ajuda inesperada, outras vezes temos que usar apenas o que temos à mão. Certo é que, em “meio a uma tempestade”, não precisamos ficar inertes esperando a intervenção divina. O aspecto mais impressionante nesse texto é Jesus desafiando a lógica e andando por sobre a água. Mas os antecedentes desse evento nos ensina como lidar com as dificuldades enquanto o socorro não chega.

Saiba dimensionar corretamente o problema. Não o torne maior do que realmente é. Os discípulos não ficaram se questionando se havia sido correto sair sem Jesus e nem buscando uma "razão" para aquele momento difícil. Normalmente relacionamos o sofrimento à desobediência. Mas nem sempre é o caso. Os discípulos foram para o mar em obediência a uma ordem de Jesus (vs. 22). Imagine entrar num barco e ouvir de Jesus não um típico “Vá com Deus”, mas um estranho “Vá sem Mim”. A verdade é que uma “tempestade” pode estar nos planos de Jesus para você.

Entenda que “mar revolto” é comum para navegantes (incomum seria uma “tempestade de areia”) – Não nos conformamos com o sofrimento. Frequentemente questionaremos: “Ó Deus, por que essas ondas? Por que esse mar agitado? Por que essa tempestade? Mas, se estamos no mar, devemos saber que haverá ciclos alternados de calmaria e tempestades. 

Lute com os recursos que você tem à mão enquanto aguarda o milagre.Se, numa emergência, você ligar para o SAMU, provavelmente ouvirá orientações sobre o quê fazer até que os paramédicos cheguem. Os discípulos fizeram o mesmo: usaram a experiência de navegantes.

Creia que Jesus conhece o limite da nossa força. Mas nós, às vezes, desconhecemos. A intervenção de Jesus sempre se dá na hora exata. Jesus sempre chega a tempo: “E vendo que se fatigavam a remar, porque o vento lhes era contrário, perto da quarta vigília da noite aproximou-se deles, andando sobre o mar” (Mc 6:48).

Saiba identificar a solução quando ela estiver chegando – Jesus foi confundido com um fantasma (v.26) e os discípulos entraram em pânico: “E os discípulos, vendo-o andando sobre o mar, assustaram-se, dizendo: É um fantasma. E gritaram com medo” (v.26). Às vezes, a solução de Deus parece ser m problema ainda maior.

Exercite a fé com ousadia – Como saber se Jesus está “neste negócio”? É preciso por o pé para fora do barco. Mas espere o comando divino: “Vem! E Pedro, descendo do barco, andou...” (v.29). Note que a fé não é loucura. Primeiro Jesus se identificou (“Sou eu. Nâo temais”), depois Pedro o pôs à prova (“Se és tu... manda-me ir ter contigo”) e só então o mar se fez chão sob os pés do apóstolo.

Agir por conta própria nem sempre é descrença ou impaciência. Por vezes é exatamente o que Deus quer que façamos enquanto o milagre não chega.


Site: http://www.gostodeler.com.br

Nenhum comentário: